Livro desenvolvido na Editora Temporária - projeto de edição de livros que produziu pensamento sobre design e cidade, propondo, ao mesmo tempo, discursos e reflexões sobre como costumamos fazer publicações. 

Local: Centro Carioca de Design - RJ
Ano: 2013
Coordenação: Clara Meliande e Tânia Grillo 


Livro-arte, fragmentos da tese, caminhos e percursos aleatórios. 
//Movimento corporal e interações espaciais entre pessoas que passam pelo Centro do Rio de Janeiro.
Cadernos de Observações ou Coreografias do Cotidiano

Um caderno-livro-mapa sobre o movimento do corpo na cidade. Fragmentos e alguma poesia de observação do movimento das pessoas na cidade do Rio de Janeiro. Através de percepções compartilhadas entre a autora e a designer o livro foi desenvolvido para novas possíveis percepções do movimento do corpo na cidade: caminhar a deriva, aleatoriamente, sem um objetivo além do próprio caminhar e observar a cidade. Mapas, textos e imagens se intercalam, conversam, se interrompem.... e você escolhe por onde continuar.

Faz parte do jogo ser observado no ambiente urbano, sentir-se vulnerável, deixar se perder para encontrar respostas que antes talvez estivessem ocultas no caminhar cotidiano, inconsciente e coreográfico. O material utilizado levou em consideração os fragmentos da tese de doutorado da autora e seus vídeos de observação do movimento das pessoas na cidade. 


Este livro fez parte da Exposição Cidade-Gráfica, Rumos Itaú, que aconteceu em 2014 no Centro Cultural Itaú em São Paulo, com curadoria de Celso Longo, Daniel Trench, Elaine Ramos.
Participou da 11a Bienal Brasileira de Design Gráfico, 2015, Rio de Janeiro, Brasil.

Back to Top